História do Patchwork

História do Patchwork


O patchwork e o quilt são trabalhos manuais muito antigos. Há registros desse tipo de trabalho desde 3400 A.C.
No Egito antigo, os faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos, para serem usadas sob as armaduras de ferro e colchas. Na idade média, o patchwork e o quilt se espalharam pela Europa (Inglaterra, Itália, França e Alemanha). Os peregrinos ingleses, que fugiram das perseguições religiosas, trouxeram o patchwork e o quilt para a América.
Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e o quilt passaram a ser feitos tanto à máquina quanto à mão. Após a 2 a. Guerra Mundial, as mulheres começaram a sair de casa e a trabalhar fora. Durante algum tempo, o patchwork e o quilt ficaram esquecidos.
Na década de 70, contudo, com o movimento hippie, o artesanato voltou a ter destaque, e o quilt e o patchwork ressurgiu com força total.
            No mundo moderno, os trabalhos de patchwork são feitos não somente com as sobras encontradas, mas com tecidos apropriados, fabricados e comprados exclusivamente para esse fim. Não é mais um aproveitamento; é uma arte.
Assim, de meramente utilitário, o patchwork passou a ser ornamental, sendo exposto em feiras internacionais com apresentação de produtos e critérios de trabalho bem definidos.

Aranhas, Minerva e Patchwork: A lenda.

           A teia de aranha é um símbolo encontrado em vários Quilts antigos, e, segundo a lenda, representaria a habilidade da “quilter”. Há também uma “simpatia”: desenha-se uma teia de aranha nas costas da mão de uma menina, para trazer-lhe habilidade.

Aranhas, borboletas, abelhas e vários outros insetos estão sempre presentes no patchwork. Nos Crazy Quilts, a teia de aranha, principalmente, não pode faltar na decoração bordada.  Na Era Vitoriana, em que os bordados Crazy tornaram-se sensação, acreditava-se que teias de aranha traziam sorte e borboletas eram tidas como símbolos.
Da vida eterna. No século XVIII e início do XIX, a abelha e a aranha e sua teia eram utilizadas freqüentemente como símbolos da indústria têxtil.
Mas, e Minerva?
Ela era a deusa protetora de Roma, e, principalmente, defensora dos artesãos e dos trabalhos manuais.
Conta à lenda que Minerva era muito habilidosa, mas, certa vez, foi desafiada pela mortal Aracne, uma artesã conhecida e admirada por todos por seu talento nos trabalhos com agulha.
O desafio consistia em cada uma tecer uma peça de tecido.
            Minerva representou em seu tecido uma batalha com Netuno em torno do nome que deveria ser usado pela cidade de Atena.
            Aracne, como sinal de provocação, representou as intrigas e metamorfoses dos deuses do Olimpo. Contudo, Aracne fez um trabalho perfeito e Minerva, apesar de não ter gostado da representação disposta naquele tecido, não conseguiu encontrar um só defeito no trabalho.
            Louca de raiva, Minerva esqueceu que era deusa e rasgou o tecido de Aracne. Esta, movida pelo desespero, ao ver rasgado o seu trabalho perfeito, tentou se enforcar com retalhos do tecido.
Tomada de piedade, Minerva sustentou-a no ar para impedir que se estrangulasse e disse-lhe: - “Viverás, Aracne, mas ficarás para sempre pendurada desta maneira; será o teu castigo e de toda a tua posteridade”.
Ao mesmo tempo, Aracne sentiu que sua cabeça e corpo diminuíam de volume; pequenas patas lhe substituíram os braços e as pernas e o resto do corpo transformou-se num enorme ventre.
A partir de então, as aranhas (Aracne) sempre continuaram a fiar, e a indústria humana até hoje não conseguiu igualar-se à finura de seus tecidos.
Viu só? Lendas, verdades, coincidências, quem se importa? Na verdade, o que apaixona nessas histórias é perceber o verdadeiro significado do patchwork. É entender quantas histórias, quantos sentimentos envolvem essa união de retalhos.
  
INFORMAÇÕES COLHIDAS NO SITE www.patpatches.nom.br; www.evaeeva.com.br;


O que é Patchwork?
Patch = retalho      work = trabalho

O termo patchwork é traduzido em qualquer dicionário como “trabalho feito com retalhos”.
Para fazer patchwork você utiliza tecidas, linhas e agulhas, com a finalidade de transformar, criar e representar suas emoções. Todo trabalho é baseado em um padrão (bloco), que você irá repetindo até concluir seu projeto. O segredo do patchwork está na combinação das cores e tecidos escolhidos.

O que é Quilt?
O termo quilt é usado para denominar colcha, coberta ou manta, que tenha manta acrílica no recheio.
Quilting é uma costura, com pontos pequenos e espaçados uniformemente; um tipo de pesponto, que pode ser feito à mão ou à máquina com sapatilhas próprias. O quilting é usado para prender seu trabalho de patchwork na manta acrílica e no tecido de forro. Mesmo que você não coloque a manta acrílica, é necessário fazer o quilting, para que o forro não fique solto.

O patchwork é uma arte admirada e reconhecida mundialmente. Com o passar dos tempos, as composições foram ficando mais elaboradas e sofisticadas, encontrando-se hoje em museus e exposições espalhadas em todo o mundo.

Portanto, mãos nos tecidos, cortador circular, réguas, agulhas, linhas e placa de corte.